segunda-feira, 25 de maio de 2009

De Volta para o Futuro


Quando pensaram em juntar um cientista maluco, um jovem aspirante a "lenda do rock" e uma máquina do tempo, era difícil prever o sucesso que essa idéia alcançaria... 

Um dos marcos da ficção científica nos anos 80, a trilogia De Volta Para o Futuro é daqueles clássicos de Sessão da Tarde que faziam valer a pena passar algumas horas sentadinhos no sofá. 

No primeiro filme da série (Back to the Future, 1985, EUA), Marty McFly é um típico adolescenteamericano dos anos 80, de classe média e com um pai (George McFly) meio covarde que vive sendo explorado pelo canalha Biff Tannen. Marty é convidado pelo amigo Doutor Brown para conhecer sua mas nova invenção: uma máquina do tempo! Sua peça fundamental é o "capacitor de fluxo", mas para funcionar a máquina precisa uma fonte que gere 1.21 giga watts, que o Dr. conseguiu roubando plutônio de uns terroristas. Mas os bandidos não deixam barato e vão atrás do cientista. Na confusão, o Dr. Brown é baleado e Marty, tentando fugir dos bandidos, vai parar em 1955. 

Enquanto procura o Dr. Brown dos anos 50 para pedir ajuda, Marty esbarra com sua mãe (Lorraine Baines) ainda jovem, que se apaixona por ele. Para salvar sua existência e a dos seus irmãos, ele precisa unir seus pais no baile do colégio e correr com a máquina até o local exato onde cairá o raio que o levará de volta a 1985. O que ele não imaginava era que sua intervenção no passado alteraria seu futuro para sempre. 

As duas continuações da história foram filmadas ao mesmo tempo em 1989. Na primeira seqüência, o Delorean (máquina do tempo)- pode voar e aceita até lixo como combustível. Dr. Brown leva Marty até 2015 porque sua família está precisando de ajuda. Mas no meio do caminho o "velho" Biff rouba a máquina do tempo e termina criando um "1985" alternativo, em que ele é um milionário que matou George e casou-se com Lorraine. Essa segunda parte é mais complicada do que a primeira, mas mantém o charme e a comicidade do filme original. 

No terceiro e último filme da série, Marty precisa voltar ao Velho Oeste para salvar a vida do Dr. Brown, que pode morrer num duelo. Aqui os dois amigos sê vêem às voltas com os "antepassados" dos McFly, de Biff e do diretor da escola (Strickland), além da professora Clara Cleyton, por quem o cientista se apaixona. O ponto forte é a caracterização da época e as sátiras ao gênero western e um de seus ícones, Clint Eastwood. 

A assinatura de Steven Spielberg na produção é sem dúvida a garantia de qualidade que qualquer diretor ou roteirista gostaria de ter, mas somente um ótimo trabalho de equipe pode transformar um argumento num sonho real. Como esquecer a trilha musical dos anos 50, as caracterizações de época, os relógios tocando na mesma hora? Quem não brincou de viajar no tempo, não transformou seu carrinho de controle remoto num Delorean?

Nenhum comentário:

Postar um comentário